Epecialidades
Dermatologia Capilar

No dia-a-dia do consultório é muito frequente a queixa de “queda de cabelos”, que genericamente recebe o nome de alopecia.

Existem vários tipos de alopecia! Por exemplo, o eflúvio que é uma queda de cabelos muito intensa e aguda, a alopecia androgenética que é a calvície que tanto aflige homens e mulheres ou uma alopecia cicatricial que pode deixar uma cicatriz no couro cabeludo.

As dermatoses que acometem o couro cabeludo e a haste (fio do cabelo) são inúmeras podendo refletir doenças locais e até mesmo sistêmicas.

É essencial uma avaliação especializada a fim de prevenir e tratar de maneira precoce as alopecias.

Consulte nossos especialistas!

Exames

  1. TRICOSCOPIA

    A tricoscopia é um método diagnóstico que auxilia na detecção de doenças dos fios e do couro cabeludo. Através de uma lente de aumento com várias luzes de LED, é possível avaliar com detalhes lesões eritematodescamativas, perda de fios por unidade folicular, afinamento dos fios, variação no diâmetro das hastes, fragilidade dos fios e várias outras alterações que podem ser encontradas nas alopecias. Além disso, a tricoscopia permite a fotografia seriada do couro cabeludo para acompanhamento e observação dos resultados terapêuticos.

  2. TRICOGRAMA – AVALIAÇÃO DA HASTE

    Todos os nossos fios possuem uma fase de crescimento, repouso e queda de maneira independente, crescendo diariamente de maneira dessincronizada.

    Após a coleta de uma pequena mecha de cabelos, o tricograma permite analisar o percentual de fios em cada fase do ciclo folicular, além de demonstrar alterações da haste devido a danos químicos, físicos e térmicos do dia-a-dia, como o uso do secador, chapinha e produtos químicos alisantes.

  3. ANÁLISE DOS FIOS DE CABELOS PERDIDOS ESPONTANEAMENTE

    O paciente coleta os fios que se desprenderam espontaneamente no seu cotidiano, como após pentear ou lavar os cabelos. A análise desses fios permite quantificar se a queda de cabelos diária encontra-se normal, além de verificar em que fase folicular encontra-se a maioria dos fios perdidos.

  4. BIÓPSIA DO COURO CABELUDO

    A biópsia do couro cabeludo é um procedimento que às vezes se faz necessário, quando necessitamos de uma complementação diagnóstica. A biópsia é realizada no próprio consultório, após anestesia local e geralmente o paciente não necessita de repouso, podendo retornar a sua rotina no mesmo dia.

Tratamento

  1. LASER FRACIONADO NÃO ABLATIVO

    Estudos recentes demonstram que a utilização de laser fracionado não ablativo estimula o crescimento dos fios e melhora a nutrição folicular.

  2. DRUG DELIVERY PÓS LASER OU MICROAGULHAMENTO

    Através de microperfurações no couro cabeludo realizadas com laser fracionado não ablativo ou com microagulhamento, canais milimétricos são abertos na superfície cutânea liberando fatores de crescimento e permitindo maior absorção dos medicamentos tópicos aplicados imediatamente após o procedimento.

  3. INTRADERMOTERAPIA

    A intradermoterapia ou mesoterapia capilar é uma técnica que consiste na injeção de medicamentos diretamente no couro cabeludo. O procedimento é recente e tem demonstrado bons resultados como tratamento adjuvante.

  4. CORTICOTERAPIA INTRALESIONAL

    A corticoterapia intralesional é a infiltração de pequenas quantidades de corticoide no couro cabeludo, barba e sobrancelhas, com pouco grau de absorção sistêmica. Indicado para determinadas alopecias cicatriciais, que podem causar a perda permanente dos folículos.

  5. IMUNOTERAPIA DE CONTATO

    A imunoterapia de contato é realizada com um hipersensibilizante cutâneo, a difenciprona. Seu objetivo é melhorar a resposta imune local reduzindo a atividade inflamatória de determinadas alopecias. É um tratamento muito interessante para pacientes com perda de mais de 50% dos fios do couro cabeludo, sendo uma boa escolha para pacientes com alopecia areata totalis e universalis.

Agende uma consulta médica

Antes de começar, precisamos coletar um pouco de sua informação para fornecer a você os melhores resultados.

Agendar Consulta Médica